Os terrenos são a opção mais vantajosa para quem deseja investir no mercado imobiliário ou construir a casa dos sonhos.  

Independente de qual é o seu desejo com certeza adquirir um terreno é uma opção que não tem erro, você irá aplicar o seu dinheiro em um bem que não desvaloriza, muito pelo contrário o valor dele só aumenta, principalmente com o mercado imobiliário aquecido.   

Mesmo sendo um investimento sem muitos riscos, é importante tomar cuidados antes de fechar o negócio para não ter dor de cabeça após assinar o contrato. Existem muitas empresas que vendem lotes e o mercado possui infinitas possibilidades, mas sempre procure empresas sérias e que tenham conhecimento do mercado.  

A Colonizadora feliz está desde 1982 no mercado e para que você não caia em maus negócios vamos dar algumas dicas que irão te ajudar a escolher o melhor lote e realmente aproveitar todos os benefícios que esse investimento pode te trazer. 

Localização 

Independente do seu objetivo a localização com certeza é um fator muito importante. Se você deseja construir para morar com a sua família é importante pensar em um local que todos gostem, que tenha uma boa estrutura, vizinhança, se tem empresas ou bares que fazem muito barulho e pense nas necessidades da sua família, afinal você não vai querer que eles estejam desconfortáveis na própria casa.  

Aproveite para visitar o local em diferentes horários e se possível converse com algum morador antigo para entender como é o local. Uma conversa pode revelar algo que você não tenha percebido. 

Se investimento é o que você procura, vale pensar em locais mais estruturados, bairros em expansão, grande oferta de comércios e serviços essenciais como farmácias, supermercados, transporte público e uma boa segurança, estes fatores ajudam a valorizar o terreno.  

Outro ponto em relação à localização é a proximidade de mananciais (represas, rios e nascentes). Os terrenos desta área tendem a ser mais propensos a alagar em épocas de fortes chuvas.  

Pense o que quer construir  

É importante ter em mente como será a sua construção, qual o tamanho da sua casa, se será térrea ou com mais pavimentos, se terá jardim, piscina, área de lazer, tudo isso interfere no tamanho do terreno que você irá precisar. Desta forma você já faz sua busca de forma assertiva. Agora você precisa se atentar aos recuos obrigatórios e saber que você não poderá utilizar todo o terreno. Normalmente os recuos são na frente, em um dos lados e, no fundo do terreno, verifique na prefeitura antes de iniciar a construção.  

Confira a topografia  

Basicamente existem três tipos de terreno. São eles, o plano, em aclive (o fundo é mais alto que o nível da rua) ou em declive (o fundo é mais baixo que o nível da rua).   

Para os dois últimos tipos, você irá precisar de um projeto um pouco mais detalhado e cuidadoso para poder aproveitar o terreno da forma que ele é. Caso seja necessário pode contratar empresas para realizar cortes ou aterrar, mas isso resulta em um aumento no valor da obra, já que é necessário pensar em estruturas de contenção e drenagem.  

Entre os três, o terreno plano possui um valor mais alto, então pense no projeto e no que você deseja para a sua construção, para fazer a melhor escolha. 

Verifique o tipo de solo  

É necessário também contratar uma empresa para fazer a sondagem de solo, eles irão analisar o perfil do terreno e assim ver qual o tipo de fundação, este perfil irá determinar em que camadas estão os solos apropriados para apoiar o alicerce. Fundações mais profundas tendem a ser mais caras, se o solo for úmido também acaba aumentando o custo na hora de fazer a fundação. Este processo é imprescindível para que você construa em segurança. 

Posição do terreno em relação ao sol  

A posição do sol interfere diretamente no conforto e na economia da sua construção. Descubra onde o sol nasce e se põe. O ideal é deixar os quartos voltados para o nascer do sol, e as áreas de média ou pouca permanência para o lado que possui maior incidência solar. O equilíbrio da luminescência solar tem influência no conforto dos moradores, na sustentabilidade (ao economizar energia) e até na duração dos móveis. Além de verificar a posição do sol, veja também se não há a possibilidade de prédios, muros ou árvores interferirem no conforto térmico da construção.  

Infraestrutura  

Seja em bairro ou em condomínios é importante você saber quais serviços chegarão ao terreno (água, rede de esgoto, luz, gás encanado, telefonia, internet, coleta de lixo) verifique também se a pavimentação foi feita de forma correta. Estes itens podem encarecer o valor do terreno, mas também dar mais qualidade de vida e economia de tempo e dinheiro. 

Verifique a documentação  

A documentação é muito importante na hora de fechar o negócio, veja no CRI (Cartório de Registro de Imóveis) da cidade onde está o terreno que você deseja comprar, se está com o registro correto e solicite uma certidão de propriedade, com negativa de ônus e alienação, para ver se está livre de impedimentos.  

Vá à Prefeitura da cidade e solicite as guias de IPTU e ITR e se elas estão em dia para que na hora de negociar você não tenha impedimentos na proposta ou tenha que arcar com essas taxas atrasadas posteriormente. 

Antes do contrato, existe uma proposta que é a intenção de compra, ela não garante a compra. Com o contrato em mãos verifique todas as cláusulas e se tudo que foi acordado e estava na proposta está presente e de acordo no contrato, caso seja necessário, peça ajuda de um advogado.  

Visite o lote 

Parece um item básico, mas muita gente não valoriza, não compre um lote sem visitá-lo, tire fotos, veja onde estão os pontos cardeais, e a metragem. Verifique de forma minuciosa se tudo que está sendo oferecido está realmente presente no terreno.  

Agora que você já sabe tudo que você precisa para escolher o terreno ideal, busque uma empresa que vai te oferecer o melhor que a cidade de Sorriso-MT pode te proporcionar. De condomínios fechados a bairros planejados com certeza você irá encontrar o lote que você deseja. Sem preocupações, e fechar negócio com quem conhece a cidade e todo o potencial de evolução que ela tem.  

Se você tem o desejo de morar em um bairro que oferece toda a infraestrutura de um condomínio fechado, mas com a liberdade de ser um bairro aberto, o Porto Alegre Residencial (R-1/48.021) é perfeito para você. Um bairro planejado localizado no centro da cidade, perto de tudo que você precisa. É uma ótima forma de garantir a qualidade de vida da sua família ou investir em um ótimo negócio. Visite o plantão de vendas no local ou clique aqui para falar com um de nossos consultores.