<

A construção de uma nova residência é um processo repleto de detalhes, por isso, saber o passo a passo de como construir em um condomínio fechado é fundamental para evitar problemas e aumentar a agilidade do projeto.

Através deste artigo, você vai descobrir quais as principais etapas a serem realizados para a construção da sua nova residência em um condomínio fechado.

Continue a leitura! 

Elabore o projeto

O primeiro passo é realizar a elaboração do projeto da residência.  

Neste momento, é fundamental contar com o apoio e conhecimento de profissionais experientes e conceituados no mercado, avaliando as melhores possibilidades em estrutura e design para a nova residência.

Além disso, para saber como construir em um condomínio fechado, antes do início do planejamento, é preciso fornecer ao profissional o regulamento do condomínio, que servirá como a principal base para a criação da nova residência.

É importante lembrar que, apesar do projeto possuir o objetivo de atender às necessidades da família e seus interesses estéticos, a nova residência também deve ser planejada com base no ambiente na qual ela estará inserida. 

Para que um excelente resultado seja desenvolvido, é preciso que os profissionais verifiquem o padrão, layout e especificações do condomínio. 

Assim, alguns pontos exigem uma atenção especial dos projetistas. Por exemplo: 

  • Limites de recuos e afastamentos; 
  • Paisagismo do condomínio; 
  • Tamanho permitido para a construção de edículas; 
  • Regras para a altura das residências e número de pavimentos; 
  • Taxa de ocupação; 
  • Prazo para a construção; 
  • Coeficiente de aproveitamento; 
  • Taxa de permeabilidade. 

Como projeto finalizado, é preciso recolher a aprovação da equipe de arquitetos do condomínio.

Solicite a aprovação da equipe de arquitetos do condomínio 

O segundo passo para saber como construir em um condomínio fechado é a apresentação do projeto para a equipe de arquitetos.

Esta etapa possui a finalidade de realizar a análise da estrutura a ser construída e a verificação do alinhamento com as especificações de padrão do condomínio. 

Além disso, através da verificação da equipe de arquitetos, é possível obter percepções de melhoria e observar a visão de desenvolvimento do condomínio.

Por exemplo, caso você desenvolva um projeto que interfira na privacidade ou bem-estar de um possível vizinho, a equipe de arquitetos irá oferecer as orientações necessárias para que não surjam possíveis desconfortos.

Em situações onde o projeto não é aprovado, faz-se necessário retornar para que sejam feitas as alterações sugeridas.

Após a aprovação da equipe de arquitetos, o projeto deverá ser analisado pela prefeitura da cidade.

Realize o requerimento de liberação da prefeitura 

Cada cidade possui as próprias regras e orientações para a liberação de construções. Por isso, neste momento, é preciso estar atualizado sobre as exigências solicitadas pela prefeitura. 

Dessa forma, o principal objetivo da aprovação é a realização da solicitação da certidão de viabilidade.

Este documento possui a finalidade de certificar se existe a permissão de que uma determinada atividade seja ocupada no solo desejado, visando a adequação da utilização do espaço urbano. 

Para que este documento seja emitido, é preciso se dirigir à prefeitura com algumas papeladas, tais como: 

  • Escritura; 
  • Matrícula do terreno ou o contrato de compra e venda; 
  • CPF. 

A certidão de viabilidade também pode ser solicitada pelo arquiteto responsável pelo projeto. Assim, ele deve estar com todos os documentos e informações necessárias para a análise da prefeitura. Com a certidão emitida é possível iniciar as obras da residência. 

Cuidados durante a construção 

Após a aprovação da prefeitura e liberação para o início das obras, alguns cuidados devem ser tomados durante o processo de construção, como:

  • Manutenção da higienização e organização do local; 
  • Estipulação de horários de início e término das atividades;
  • Limitação, registro e identificação de profissionais que estão liberados para adentrar no condomínio e participar da construção.

Isso vai evitar que possíveis reclamações e incômodos sejam gerados. 

Conhecer os principais passos de como construir em um condomínio fechado é essencial para que todo o processo de planejamento e construção da residência seja realizado com segurança e agilidade, evitando problemas e dores de cabeça.

Se você quer saber mais sobre as principais dicas e recomendações para o processo de construção, basta seguir a Colonizadora Feliz no Instagram