<

Existe um velho ditado que diz: “quem compra terra, não erra”. E ele representa bem a vantagem que os investimentos em imóveis oferecem em comparação a outros modelos. O investimento em imóveis é uma das formas mais seguras e procuradas pelas pessoas que decidem realizar novas aquisições pensando nos benefícios e retornos financeiros que a escolha pode proporcionar. 

No entanto, para que a melhor decisão seja tomada, é preciso estar atento a alguns pontos essenciais e que impactam diretamente no valor atual do imóvel, como também na sua capacidade de valorização ao longo dos anos. 

E para te ajudar a entender quais os elementos principais a serem avaliados, nós preparamos este artigo com alguns dos aspectos mais importantes para analisar antes de fazer um investimento em imóveis. 

1. Localização

Este é um dos primeiros pontos a serem avaliados pelos compradores. Afinal, a localização diz muito sobre como o imóvel poderá ser percebido pelo mercado e como o seu potencial de valorização será calculado. 

Assim, a localização é um dos elementos que devem ser avaliados levando em consideração as particularidades do empreendimento, seus potenciais compradores e conceito principal do imóvel.  

2. Infraestrutura 

Mesmo que o empreendimento ofereça as melhores condições por um preço tentador, você também deve analisar o quanto o ambiente externo contribui para que o imóvel permaneça em bom estado e seus compradores tenham a melhor experiência. 

Assim, alguns pontos a serem analisados são: 

  • Iluminação; 
  • Abastecimento de água; 
  • Pavimentação de ruas; 
  • Segurança; 
  • Rede de saneamento; 
  • Fornecimento de provedores de Internet. 

Todos esses elementos são fundamentais para avaliar se o investimento pode ou não oferecer um bom retorno financeiro. 

3. Incidência solar 

Outro ponto relevante a ser analisado antes de fazer um investimento em imóveis é a análise da incidência solar no local. 

Para as pessoas que não têm tanta experiência com a avaliação, este ponto pode passar despercebido. Mas ele impacta diretamente no conforto, bem-estar e valorização que o imóvel pode apresentar para seus compradores. 

Para isso, dois termos são utilizados: 

  • Imóveis nascentes: têm a face voltada para o sol e recebem uma maior incidência de raios solares durante o período da manhã, mantendo o clima mais ameno durante o restante do dia; 
  • Imóveis poentes: têm a face em posição contrária ao sol, e por isso recebem uma maior incidência de raios solares durante o período da tarde e fim do dia. 

Por conta do possível desconforto térmico, imóveis poentes podem obter um preço menor em comparação aos imóveis nascentes. Assim, é importante considerar este ponto durante a avaliação do investimento. 

Além desses pontos, existem diversos fatores e particularidades que devem ser consideradas antes de realizar um investimento em imóveis. E se você sente que está precisando de ajuda, conte com a Colonizadora Feliz! 

Nós trabalhamos com uma equipe de corretores especialistas e treinados para lhe ajudar a encontrar as melhores alternativas e caminhos para realizar o sonho do seu novo imóvel. 

Entre em contato com a nossa equipe e agende uma visita aos nossos empreendimentos!