<

A preocupação com a qualidade de vida já faz parte da rotina de várias pessoas, que buscam em elementos do dia a dia a promoção de benefícios que possam melhorar o seu bem-estar dentro de casa. 

E dentre as estratégias utilizadas, está a aderência à tendência do urban jungle, um conceito que vem ganhando cada vem mais adeptos por suas inúmeras vantagens, que vão desde a promoção da beleza nos ambientes até o impacto na saúde dos moradores. 

Neste artigo, nós vamos lhe apresentar os benefícios desta tendência em decoração e mostrar como você pode levá-la para casa através de pequenas mudanças. 

Welcome to the jungle! 

Benefícios do estilo urban jungle 

Sabe aquele desejo de manter uma conexão mais próxima com a natureza? Desfrutar de momentos de maior paz e tranquilidade, mas sem precisar ir muito longe de casa?  

Isso já pode ter sido um sonho distante, mas tornou-se possível com o modelo de decoração urban jungle. 

Numa rotina acelerada, com diversos trajetos e menos momentos de calma, ficou cada vez mais difícil para que as pessoas pudessem encontrar “brechas” de descanso. 

Assim, o urban jungle — ou “selva urbana” — surgiu como uma estratégia de implementar detalhes no dia a dia com o objetivo de diminuir a intensidade da rotina urbana. 

A tendência consiste em trazer plantas e componentes ligados à natureza para dentro da residência, harmonizando os elementos do espaço, como iluminação e móveis, com a naturalidade e o aconchego transmitido pelos itens decorativos. 

O foco é trazer o paisagismo, comum nos exteriores, para dentro de casa, transformando o espaço em um meio de conectar as pessoas com o meio ambiente, trazendo o verde para dentro dos lares. 

Além disso, existem vários benefícios em trazer plantas e tons naturais para os ambientes internos, como: 

  • Maior facilidade para criar combinações com elementos decorativos; 
  • Influência das plantas sobre o humor, saúde física e mental;
  • Capacidade de reduzir o estresse; 
  • Melhoria da qualidade do ar. 

Assim, esta é uma tendência que vai muito além da beleza estética. 

Como levar o urban jungle para dentro de casa 

Agora que você já entendeu o que é a tendência e quais os benefícios do urban jungle, veja alguns exemplos e inspirações de como aplicá-la na sua casa! 

Jardins verticais 

A tendência dos jardins verticais já é bastante conhecida e aplicada nos mais diversos ambientes, seja em residências ou locais como clínicas, lojas ou escritórios. 

Isso porque além de oferecer um toque de natureza, ele ainda pode ser facilmente harmonizado com elementos e iluminações mais sofisticados e elegantes. 

Veja os exemplos. 

 

urban jungle
urban jungle
urban jungle

 

 

Mini jardim

Essa é uma escolha bem comum para as pessoas que moram em apartamentos ou casas que não dispõem de muito espaço! 

Os mini jardins são pequenas estruturas que podem ser organizadas de diversas formas, criando um cantinho especial de natureza. 

 

urban jungle

 Selva na sala

E se você quer ainda mais proximidade com o meio ambiente, também existe a possibilidade de levar a tendência para ainda mais perto. 

Mas atenção, o seu quarto precisaria dispor de uma boa distribuição de móveis e espaços para que o modelo urban jungle possa ser implementado da melhor forma. 

urban jungle

 

É melhor utilizar plantas naturais ou artificiais? 

Essa é uma dúvida bem comum entre as pessoas que estão pesquisando sobre o estilo urban jungle. Porém, a resposta vai depender tanto do seu objetivo quanto da sua rotina. 

O mais comum é que você utilize plantas naturais nos elementos decorativos. Afinal, elas oferecem maiores benefícios ligados à saúde e bem-estar no ambiente. 

No entanto, nem sempre a rotina permite que o morador cuide das plantas como elas precisam. E para evitar que o cômodo passe de uma “selva viva” para um ambiente de natureza — literalmente — morta, algumas pessoas preferem optar pelo uso de elementos artificiais. 

O resultado estético pode ser o mesmo, mas os benefícios acabam se diferenciando. 

Assim, existem alguns cuidados especiais para montar um urban jungle: 

  • Algumas espécies precisam de maior ou menor iluminação para sobreviver. Por isso, o ideal é que você analise o ambiente e pesquise antes de investir em qualquer tipo de planta; 
  • Prateleiras e vasos suspensos funcionam bem para ambientes menores; 
  • O acompanhamento de um profissional pode ser de grande ajuda para que você saiba como cuidar dos elementos da melhor maneira. 

Gostou desse conteúdo? Aproveite e confira mais artigos sobre decoração no nosso blog!