<

Vai construir ou reformar uma casa onde moram idosos ou está pensando no futuro? Então, saiba que você precisará levar em consideração uma série de aspectos na hora de definir o projeto para adaptar a casa para idosos.   

Esse cuidado é importante para garantir a segurança do idoso, evitando que ele tenha dificuldade de locomoção ou mesmo sofra algum tipo de acidente. 

Para te ajudar a compreender como adaptar a casa para idosos, elaboramos um artigo bem completo para você. Confira! 

Qual a importância de adaptar a casa para idosos? 

Já falamos um pouco da importância de fazer adaptação na casa na hora de construir, mas é essencial reforçarmos essa necessidade aqui.  

Sem dúvida, a segurança dos idosos é o principal motivo para realizar adaptações em um projeto residencial. Isso porque, com o avanço da idade, o processo de calcificação dos ossos de uma pessoa diminui de maneira significativa, especialmente, a partir dos 50 anos.  

Em razão dessa deficiência no processo de calcificação, o indivíduo fica mais vulnerável a fraturas e lesões. Dessa forma, é de extrema importância utilizar recursos na estrutura da casa para evitar acidentes e quedas.  

Inclusive, há dados do Governo Federal que demonstram que 70% dos acidentes com idosos acontecem em suas casas. Então, todo o cuidado é pouco, não é mesmo? 

Adaptação de casa: aspectos que precisam ser observados 

Se você quer evitar acidentes e ter uma casa totalmente segura para o seu familiar, confira os aspectos que precisa levar em consideração ao construir ou mesmo reformar uma casa.  

Invista em piso antiderrapante 

Um dos pontos mais importantes é escolher pisos antiderrapantes, pois, dessa forma, dificilmente, o idoso vai escorregar, mesmo quando ele estiver molhado.  

Tenha corredores largos  

Outro cuidado fundamental é aumentar a largura dos corredores, que devem ter 1,20 m. Ampliar esses corredores é importante em caso de utilização de cadeiras de rodas ou mesmo de outros equipamentos usados em cuidados com os idosos.  

As portas precisam ter uma medida entre 0,90 m e 1,00 m, para passar uma cadeira de rodas, em caso de emergência.  

Além de corredores mais largos, evite deixar tapetes pela casa ou mesmo vasos ou outros artigos decorativos. Retire qualquer obstáculo que possa comprometer a livre passagem do idoso.  

Prefira uma iluminação uniforme 

Para garantir ainda mais segurança para os idosos, preferia uma iluminação uniforme em toda a casa, no sentido de evitar sombras que possam prejudicar a visão.  

Além disso, aumente os pontos de luz pela casa, como nos corredores, banheiro e cozinha. Isso é essencial, principalmente, para o período noturno.  

Cuidado com as cores 

Com a idade avançada, é normal que o idoso perca a noção de profundidade dos espaços. Dessa forma, recomenda-se que as superfícies tenham contraste entre si, como a parede e o piso.  

A intenção é permitir uma melhor visão dos espaços e do caminho a ser percorrido dentro de casa.  

Escolha portas e janelas fáceis de abrir 

Outro ponto que merece atenção são as janelas e portas, que devem ser simples e muito fáceis de manuseá-las. Esse cuidado é importante para facilitar a passagem ou mesmo a sua abertura e fechamento.  

Recomenda-se ainda que as janelas sejam instaladas em posições que facilitem o alcance das mãos. 

Gostou das nossas dicas? Saiba que aqui no nosso blog, você encontra dicas de construções, decoração e muito mais.