<

Contratar um profissional qualificado garante a qualidade do projeto na execução da obra. 

Muito além da estética, o profissional de arquitetura é, na verdade, um dos pilares que sustentam uma obra, eles são responsáveis por projetar as edificações de forma geral. Na verdade, quando se pensa em executar uma construção, o primeiro profissional envolvido deve ser o arquiteto, que irá trabalhar levando em conta uma série de pontos, como estilo de construção, desenvolvimento de projeto entre outras coisas.  

Em homenagem ao Dia Mundial da Arquitetura e a importância dessa profissão a Colonizadora Feliz preparou este artigo, boa leitura!  

O que é um projeto de arquitetura e qual a sua importância na obra? 

Mas afinal, o que é um projeto arquitetônico?  

De uma maneira simples, podemos mencionar que um projeto de arquitetura é um conjunto de desenhos e informações técnicas que servirão de base e guia para todas as atividades que os demais profissionais irão realizar na obra. 

Além disso, a partir dele é possível prevenir problemas e entender como tudo ficará após a construção. A sua elaboração deve ser realizada por um escritório de arquitetura ou por um arquiteto (a), só assim você terá plena certeza de que haverá a personalização dos ambientes, de maneira que eles fiquem mais aconchegantes, que se tenha um melhor aproveitamento dos espaços e que, seu novo imóvel seja agradável e funcional. 

Quais os benefícios de um projeto arquitetônico: 

Um passo tão importante para o andamento da obra, é saber que o seu projeto é algo pessoal, o arquiteto (a) criará um espaço feito especialmente para você, de acordo com suas necessidades e desejos. Ou seja, um ambiente perfeito para você e sua família.  

1. Segurança 

Com certeza este é o benefício principal é a garantia de uma construção tranquila. 

Quando se tem em mãos um projeto de arquitetura, você tem a certeza de um trabalho que será executado com respaldo e excelência, além de ter um responsável por todo e qualquer problema que poderá surgir no decorrer da obra. 

2. Conforto 

Sim! Você leu certo, conforto aqui é sinônimo de acessibilidade, usabilidade e funcionalidade, três qualidades que representam o que qualquer pessoa espera quando constrói seu próprio imóvel. Uma casa com um bom projeto arquitetônico é confortável, pois possui ambientes e acessos descomplicados, com usabilidade e funcionalidade garantida. 

3. Beleza e estética 

O projeto de arquitetura, leva muito em conta a estética, tanto da parte externa do imóvel quanto a interna. Existem inúmeros materiais e uma infinidade de técnicas de construção que ajudam na concepção de alta qualidade, sem deixar de lado as linhas visuais e o estilo escolhido pelo cliente. Esse desenvolvimento de ideias, agrega valor a sua construção e valorizam ainda mais o imóvel. 

4. Custo 

Muitas pessoas acreditam que contratar um bom arquiteto (a), é algo que pode aumentar o custo final de uma obra. No entanto, um bom arquiteto (a) sabe trabalhar com todos os recursos disponibilizados pelo cliente, de forma que o custo do projeto não ultrapasse o orçamento estipulado. Ele fará o melhor uso possível dos materiais de construção, das técnicas empregadas e se valerá das estratégias mais eficientes com objetivo de minimizar os custos sem perder a qualidade. 

Valorize o trabalho do profissional de arquitetura!  

Tenha em mente que, apenas um arquiteto é capaz de: 

  • Fazer a avaliação técnica; 
  • Gerenciar a execução das obras; 
  • Avaliar o impacto ambiental da construção; 
  • Elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira; 
  • Elaborar um projeto eficaz, que satisfaça todas as suas necessidades de maneira funcional; 
  • Evitar o gasto desnecessário de dinheiro com material. 

Como você pode observar, um projeto arquitetônico pode ser considerado um investimento e faz toda a diferença na sua obra!  

E tudo isso só é possível graças ao trabalho bem executado do arquiteto (a) e urbanista, é por esse profissional que suas necessidades e desejos são transformados em soluções especiais. 

Com uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento. 

Se você gostou desse artigo, confira o nosso blog! E fique por dentro de uma diversidade de assuntos similares a esse. 

Não deixe também de acompanhar nossas redes sociais, e ter acesso aos melhores empreendimentos de Sorriso. 

Referências: 

https://caubr.gov.br/

https://www.edificarjr.ufscar.br/projeto-arquitetonico/

https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/projeto-arquitetonico/

https://blog.totalcad.com.br/o-que-espera-de-um-projeto-arquitetonico/