O planejamento do quarto do bebê é um dos projetos que mais geram animação e entusiasmo para a família, pois ele representa a preparação para a chegada de um novo e ainda desconhecido membro. 

Por isso, este é um processo que deve ser bem-planejado e executado para que o melhor resultado seja alcançado, criando um ambiente belo e criativo, que promova o bem-estar e o desenvolvimento da criança. 

Neste artigo, nós separamos algumas dicas e inspirações para você poder desenvolver o melhor projeto para a sua família. Continue a leitura! 

Principais erros no processo de decoração do quarto do bebê 

É comum que durante o planejamento deste espaço, os pais e principais familiares ligados ao casal tenham diversas ideias divergentes e queiram tentar utilizar todas juntas. 

No entanto, um quarto de bebê mal planejado tende a diminuir a beleza e funcionalidade do ambiente, eliminando a alegria do processo de preparação e gerando um resultado insatisfatório para o casal. 

Dessa forma, existem alguns erros comuns que devem ser evitados pelos pais, como: 

  • Não se preparar; 
  • Deixar que apenas uma pessoa seja responsável por todo o projeto; 
  • Planejar apenas a estética e ignorar a funcionalidade do ambiente; 
  • Exagerar em cores, temas e elementos de decoração; 
  • Não considerar a segurança da criança. 

Assim, é importante definir os principais objetivos com a decoração e mantê-los como critérios para que as melhores escolhas sejam realizadas. 

4 dicas de decoração para quarto de bebê 

Fuja do óbvio 

Há alguns anos era comum que as principais ideias de decoração para quarto de bebê se resumissem a: 

  • Pintura em azul ou rosa; 
  • Utilização de diversos brinquedos e objetos decorativos; 
  • Utilização de elementos tradicionais e pouco criativos. 

Mas os estilos e opções de decoração mudaram, e existem cada vez mais opções em cores e tons para criar um ambiente aconchegante e sofisticado. 

Assim, cada vez mais as pessoas estão investindo em opções que fogem do tradicional, como a utilização de tons: 

  • Neutros; 
  • Terrosos; 
  • Pastel. 

Menos quantidade, mais qualidade 

Assim como nos demais ambientes da casa, o ideal é investir em menos móveis e equipamentos, e muito mais em qualidade, praticidade e conforto no processo de decoração. 

Dessa forma, a utilização de um estilo minimalista tende a promover a otimização do espaço e a melhor distribuição dos principais elementos para a decoração do quarto do bebê. 

Decoração Quarto de bebê Poltrona com tecido claro e papel de parede neutro figueiredofischer 125477
Quarto de bebê minimalista. Fonte: Viva Decora. 

O exemplo demonstra bem a utilização de poucos elementos para compor a decoração do quarto da criança, onde foram utilizados poucos móveis e itens decorativos. 

Aposte em um bom projeto de iluminação 

Apesar de ser um dos pontos menos considerados durante o projeto, a iluminação é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do projeto. 

Além disso, a iluminação do ambiente impacta diretamente no sono e conforto da criança. Por isso, existem alguns cuidados que devem ser tomados durante o processo de elaboração do projeto, como: 

  • Criar uma iluminação difusa, que não impacte diretamente no berço do bebê; 
  • Investir em fitas de led e spots para criar um ambiente mais aconchegante e valorizar determinados pontos da decoração; 
  • Utilizar um dimmer para ajustar os níveis de luz conforme o sono da criança; 
  • Manter o berço distante de portas e janelas. 

É importante ressaltar que o excesso de iluminação pode deixar a criança mais ansiosa. Então, seguir essas orientações é fundamental para manter a saúde e bem-estar do bebê. 

Invista em murais personalizados 

Outra estratégia para investir no projeto de decoração do quarto do bebê é a utilização de murais e elementos personalizados. 

Esse tipo de pintura fornece ao ambiente o aspecto de exclusividade e sofisticação, já que todos os detalhes serão planejados e definidos segundo o perfil e desejos dos pais.  

Desse jeito, é possível favorecer os principais destaques da decoração e promover um ambiente lúdico para a criança, fugindo de elementos comuns como papéis de parede e quadros decorativos. 

Pintura decorativa – Fonte: @danielasaraivaatelier 

No projeto desenvolvido pela artista Daniela Saraiva, é possível perceber como a pintura possibilitou a criação de maior delicadeza e pessoalidade para o quarto da criança. 

O quarto do bebê é um projeto que deve ser realizado com cuidado, planejamento e atenção. Por isso, a realização de uma pesquisa de inspirações e ideias é fundamental para alcançar os melhores resultados. 

E se você quer saber mais sobre os principais dicas de decoração para casas e condomínios, nos acompanhe no Instagram!