<

Está em busca do terreno ideal, mas não sabe como escolher a opção mais adequada para construir a casa dos seus sonhos ou mesmo para investir?  

Saiba que essa etapa é importantíssima, afinal, a compra de um imóvel é um investimento significativo e envolve uma grana alta.  

Por isso, todo cuidado é pouco ao comprar um terreno para, assim, evitar problemas futuros ou até prejuízos financeiros. Para te ajudar a fazer um bom negócio, listamos as melhores dicas para comprar o terreno ideal. Confira! 

Pesquise antes de fechar negócio  

O primeiro ponto na hora de escolher o terreno ideal é pesquisar muito as opções para comprar ou investir.  

Hoje, há muitas opções de loteamentos e empreendimentos que podem atender às suas necessidades e interesses. Faça uma pesquisa minuciosa para acertar em cheio na sua compra. 

Escolha a localização 

Outro ponto importantíssimo nessa fase é definir a localização do terreno. Verifique se ele está bem localizado e se a região conta com os recursos e serviços essenciais que deseja, como comércios, hospitais, escolas, linhas de ônibus, etc.  

Verifique se o terreno está situado em uma região segura e se o nível de barulho é adequado para o estilo da sua família. 

Verifique a legislação 

Não esqueça de consultar a legislação do município onde pretende adquirir o terreno. Entenda quais são as exigências legais e restrições para a construção, assim como as taxas e certidões necessárias para a obra.  

Esse cuidado é importante, para não ter problemas de embargo de obra por falta de autorizações. 

Fique de olho na idoneidade da empresa 

Antes de fechar o negócio, fique de olho na idoneidade da empresa que comercializa os lotes. Por isso,  verifique o histórico, as eventuais dívidas ou problemas em outras transações imobiliárias. 

Hoje em dia, é muito fácil saber se uma empresa tem credibilidade, pois, há muitas informações disponíveis na internet. Converse também com pessoas que já fizeram negócios com essa empresa.  

Dessa forma, você terá muito mais segurança para fechar o negócio.  

Escolha o terreno de acordo com a construção 

Para escolher o terreno ideal, analise a topografia do lote, já que esse aspecto impacta diretamente no perfil da casa. 

A vantagem é que você encontra os mais diversos tipos de terrenos, que atendem aos mais diferentes projetos arquitetônicos. Sendo assim, o ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado para decidir a melhor opção.  

Observe a incidência do sol 

Outro ponto que merece a sua atenção é a incidência solar sobre o terreno. Na hora de fazer o projeto arquitetônico, na posição que construirá os quartos, por exemplo, evitando que ele fique posicionado do lado que pega mais sol. 

Nos projetos que possuem piscina, por exemplo, opte sempre por deixá-la no lado que tem maior incidência do sol para poder curtir ao máximo dias de calor.  

Ao levar todos esses pontos em consideração, certamente, a sua construção ficará ainda mais incrível. Lembrando que o mesmo vale para quem pretende construir como forma de investimento.  

Faça uma análise da infraestrutura 

Analise detalhadamente a infraestrutura do condomínio ou loteamento que pretende comprar um terreno.  

Veja como será feita a instalação das redes de água, esgoto, gás encanado, telefonia, internet, coleta de lixo, etc, para não ter problema no futuro com custos adicionais ou falta do serviço.  

Visite para escolher o terreno ideal

Jamais feche negócio sem antes visitar o terreno desejado. Leve câmera, trena e bússola para analisar todos os aspectos do lote. Se possível, leve um engenheiro de confiança para observar as condições do terreno.   

Verifique se o que o vendedor oferece é realmente o que está presente no terreno e no condomínio ou loteamento.  

Gostou das nossas dicas? Saiba que os melhores negócios imobiliários estão na Colonizadora Feliz. Acesse o nosso site e conheça os empreendimentos disponíveis!