<

Já imaginou poder construir a sua casa sem utilizar tijolos, cimento ou mesmo concreto? Pode parecer uma ideia impossível, mas o modelo de construção Light Steel Frame permite que você mantenha a qualidade do projeto e reduza custos no processo. 

Esse modelo ainda é pouco utilizado no Brasil, que, em grande parte dos projetos, são utilizados os recursos de alvenaria, especialmente em construções residenciais.  

No entanto, os diversos benefícios do Light Steel Frame têm atraído cada vez mais interessados em agilizar a finalização das construções. 

Neste artigo, nós vamos te apresentar o que é este modelo, de onde ele surgiu, quais as vantagens em optar pelo Light Steel Frame e mostrar alguns modelos de estruturas. 

Aproveite o conteúdo e boa leitura! 

O que é o sistema Light Steel Frame? 

O sistema Light Steel Frame (LSF), que significa “estrutura de aço”, é um modelo de construção que utiliza em sua base perfis de aço galvanizado. Assim, o processo funciona como uma montagem de esqueleto, no qual as partes são pré-fabricadas.  

Este modelo surgiu nos Estados Unidos e veio com o objetivo de substituir as estruturas de madeira, e já é um modelo bastante utilizado em projetos ao redor do mundo.  

Por ser bastante versátil e apresentar um melhor custo-benefício, o sistema Light Steel Frame pode ser aplicado aos mais diversos modelos de estruturas, como:  

  • Residências de baixo e alto padrão; 
  • Comércios; 
  • Aeroportos; 
  • Estádios; 
  • Edifícios; 
  • Galpões. 

Veja algumas estruturas construídas com o uso de LSF: 

Quais as principais vantagens do Light Steel Frame? 

Agora que você já entendeu o que o sistema Light Steel Frame, conheça as principais vantagens do uso deste modelo de construção. 

Redução do uso de materiais

Como você já sabe, a construção de um empreendimento faz a utilização de diversos materiais. Além disso, alguns ainda exigem um preparo específico. E quando falamos em construções, tempo é dinheiro. 

Através do modelo Light Steel Frame, você não vai precisar fazer o uso de materiais como cimento, argamassa ou tijolos. As estruturas metálicas são elaboradas de acordo com as necessidades do seu projeto. 

Dessa forma, além de manter a qualidade da construção, você ainda ganha tempo durante o processo de estruturação. 

Veja como a montagem do LSF funciona na prática: 

Construção limpa e sustentável 

Outra vantagem no uso deste modelo, está num processo de construção muito mais limpo. Afinal, o recurso principal da construção são as estruturas metálicas e a sua instalação requer menos materiais e, consequentemente, causa menos sujeira no ambiente. 

Além disso, por utilizar materiais que podem ser reciclados, o sistema LSF torna-se mais sustentável e atrativo para aqueles que calculam o impacto de seus empreendimentos na natureza. 

Conforto térmico e acústico 

Para realizar o preenchimento das estruturas de aço, é feita a aplicação de placas e painéis.  

Além disso, os recheios de lã mineral e PET garantem um melhor conforto térmico e isolamento acústico, apresentando desempenho mais elevado do que em comparação a materiais de alvenaria, por exemplo. 

A estrutura Light Steel Frame é segura? 

Uma das grandes dúvidas de quem está pesquisando sobre este modelo está na segurança oferecida. 

O sistema Light Steel Frame é bastante seguro e apresenta alta resistência ao longo dos anos. Isso deve-se ao fato do material possuir revestimento de zinco, que evita o processo de corrosão e permite uma durabilidade de até 300 anos. 

No entanto, assim como os demais formatos de construção, este modelo não pode ser aplicado por qualquer pessoa. Assim, para construções em Light Steel Frame é imprescindível a atuação de profissionais especializados e com experiência neste modelo. 

Dessa forma, você vai garantir um processo mais seguro, eficiente e evitando perdas e desperdícios ao longo das atividades. 

Como você percebeu, o sistema Light Steel Frame apresenta diversas vantagens para aqueles que pensam em construir de forma ágil e prezando pela sustentabilidade e resistência do empreendimento, sendo uma ótima alternativa para os mais diversos projetos. 

E para construir da melhor maneira, o primeiro passo é escolher um local que ofereça os atributos que você procura. E no site da Colonizadora Feliz você vai encontrar a solução ideal. 

Clique aqui e conheça os imóveis disponíveis