<

Comprar um terreno e adquirir uma casa própria é o sonho de muitas pessoas, principalmente as que vivem do aluguel. Por isso e devido às boas condições e facilidades no financiamento, muitas pessoas buscam por um loteamento ou condomínio fechado.

Tanto um quanto outro tem as suas características específicas, embora se assemelham em diversos aspectos. Sendo assim, questionamos: você sabe qual é a diferença entre eles? Continue a leitura e aprenda tudo sobre o assunto! Vamos lá?

Veja o que é loteamento fechado

O loteamento fechado é regido pela Lei n.º 6.766/79, que determina: § 1.º Considera-se loteamento a subdivisão de gleba em lotes destinados à edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

Ele se caracteriza pela subdivisão de uma área maior, com aberturas de novas vias. Dessa maneira, o perímetro é cercado (ou murado), com a autorização da prefeitura. No entanto, vale ressaltar que, há qualquer momento, a municipalidade pode reverter esse acordo.

Normalmente, o loteamento fechado tem as suas entradas equipadas com guaritas e vigiadas por um segurança. No entanto, ele não pode impedir o acesso de pessoas não autorizadas no loteamento — apenas fazer o registro.

Entenda o que é condomínio fechado

O condomínio fechado é regido pela Lei nº 4.591/64, responsável pelos condomínios. Dessa maneira, a área é privativa e pertence aos seus moradores (incluindo as vias de circulação e também os espaços comuns). 

Dessa maneira, as despesas mensais são rateadas entre os moradores. O acesso ao condomínio não é aberto ao público, sendo assim, o segurança pode impedir que as pessoas não autorizadas entrem naquela região.

Além disso, os condôminos pagam o IPTU por fração ideal de área privativa e comum —  no loteamento fechado eles pagam somente o IPTU do imóvel (terreno e casa).

Bônus: conheça o condomínio de alto padrão Arboreto Eco Ville

Se você quer trazer mais segurança para a sua família, investir no condomínio de Alto Padrão Arboreto Eco Ville é uma excelente ideia. Localizado em Sorriso-MT, ele é sofisticado, moderno e conta com um ótimo projeto de paisagismo.

O condomínio foi desenvolvido pela Colonizadora Feliz e é a materialização de uma vida em alto padrão em Sorriso-MT. Portanto, ele foi planejado para você viver dentro da cidade, com acesso fácil a tudo o que mais precisa.

Ele também conta com o maior lago contemplativo da cidade, áreas de entretenimento infantil, teen e adulto, espaços dedicados ao lazer e saúde. Dessa maneira, o Arboreto Eco Ville se destaca por proporcionar uma vida segura e luxuosa, resgatando o convívio entre as famílias e a natureza.

Gostou de aprender mais sobre as diferenças entre loteamento e condomínio fechado? Então, que tal conhecer o condomínio de alto padrão Arboreto Eco Ville?